terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brasil, um país de poucos!



 - Há alguns anos atrás, deparei-me com uma cena um tanto incomum para a realidade a qual vivia. Em pleno meu descanso noturno, em frente a televisão, me deparo com uma reportagem sobre o patriotismo norte-americano. Confesso que fiquei estarrecida com o que vi, o hino do Estados Unidos da América passa como uma música normal na programação das rádios, e como se não bastasse, grande parte da população ao escutá-lo impõem um respeito grandioso, parando muitas vezes o seus veículos e colocando a mão sobre o peito.

 Tomado por uma constante emoção, propus-me a pensar qual teria sido a última vez que cantei o hino de minha pátria com tanto respeito. Infelizmente, reparei que as inúmeras vezes que escuto-o estou mais ansiosa com o jogo que irá segui-lo, do que com o respeito à ele.  Mas confesso que não sou a pior nacionalista, na verdade amo meu país com todo o coração. Defendo-o com garra, e procuro lembrar a todos com quem converso dos pontos positivos que ele possui.
 Enfim, quatro anos se passam, tampouco ouvimos falar do Brasil mesmo morando aqui. Estamos mais preocupados com nossas vidas diárias baseadas em nosso joguinho da sexta-feira e no carnaval seguinte. Ora, sem hipocrisia! Somos conhecidos lá fora, como o país da mulher pelada e do futebol - não temos identidade própria, a ponto de que quando o nosso futebol perde uma copa do mundo é a mesma coisa de perdemos grande parte do que somos. Não é para menos, se para todos somos somente essas duas coisas.
 Durante a copa do mundo, cansamo-nos de observar milhares de pessoas com bandeiras do Brasil penduradas nas casas, carros, varandas e etc. Assim como, peças do vestuário, bijuterias e sandálias. O país fica totalmente verde e amarelo, da até uma certa emoção ver tanta gente promovendo seu ... ? É, não me vem outra palavra a cabeça, se não FUTEBOL! Não promovemos nosso país, de forma alguma... É tão certo que acaba-se o futebol e não vemos absolutamente ninguém com aquele orgulho em balançar a Bandeira Nacional.

Envergonha-me tanta hipocrisia, um falso nacionalismo gritante! 


7 comentários:

  1. devo concordar com vc sobre tudo q escreveu
    bom texto
    parabens
    te sigo. me segue?
    bj

    ResponderExcluir
  2. Nossa cultura é retrô. Trazemos em nosso inconsciente a educação do Brasil-colônia de nos rebelarmos contra a "madastra e prostituta pátria". É lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Não temos muito do que nos orgulhar. Elegemos a pouco um palhaço para deputado federal. Estamos criando um atrito internacional com a Itália por causa de um assassino. Isso não é refúgio político. A Itália é o berço do direito romano e um país democrático.
    Chovem emendas parlamentares para ONGs fantasmas.
    Um ícone era o Sena mas ...
    Nos resta o que ? Como dizia Renato Russo "que país é este?"

    ResponderExcluir
  4. ótimo post! Os brasileiros só lembram que são brasileiros de 4 em 4 anos na copa do mundo...
    Enquanto lá fora, tem muita gente que idolatra seu país, aqui não é bem assim que funciona,só são patriotas no futebol...
    adorei seu blog,to seguindo!
    Gostaria que conhecesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir
  5. É verdade. Eu pensava nisso dia desses, durante a copa. Todo mundo cheio de vontade de ser brasileiro durante o campeonato, e depois metem a boca no país...
    Deplorável.

    ResponderExcluir
  6. Bom ter lido isto aqui, Lu. A tirinha que você colocou me tocou um pouco. Mas, o fato que você descreve é bem concreto. Não me lembro da última vez que cantei o hino nacional, mas afirmo que gosto extremamente do Brasil e das pessoas que aqui moram. Assim, escolhi minha profissão. Passei a ser muito questionador nos últimos 2 anos e meio. Carnaval e Copa do Mundo parecem mares de rosas e alegria! É legal, traz socialização e bem-estar. Mas, o outro lado da moeda é esquecido durante alguns dias. Fome, enchentes, tráfico, hospitais lotados, escolas sem professores, alcoolismo... Não venho aqui parecer o "bom brasileiro", pois não sou. Sou questionador e gostei das suas palavras. valw!

    ResponderExcluir
  7. Bacana seu texto...
    as questões sociais
    esfregam na cara de nós "Brasil"
    as heranças da nossa história...

    http://manunatureza.blogspot.com/

    ResponderExcluir