quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um grito mudo!

Que a educação é fundamental, escutamos isso desde crianças.
O fato é que a educação está sendo banalizada, da forma mais subliminar possível.

Renato Russo, não um herói, mas um Mito!


Vejamos bem..
Antigamente músicos como Renato Russo, Caetano Veloso, Cazuza.. enfim, tinham em suas letras o grito por um País melhor. A educação propriamente dita não se fazia necessária, afinal matrizes e equações não faziam sentido em uma sociedade problemática. Mas a educação baseada no saber, no escrever, no criticar e observar se fez palco pra esses artistas renomados, os quais não sabiam apenas cantar, mas opinar !


Para cantar hoje em dia nem voz você precisa ter, basta saber juntar algumas sílabas e pronto, você compõe uma música de sucesso nacional..

Lêlêlêlêlê.. 
Lalaialaialaia.. 
Rah-rah-ah-ah-ah! 
Roma-roma-ma! 
Ga-ga-ooh-la-la!  

Enfim, e quando o assunto é publico adolescente basta saber que se você canta gemendo, e fala que ama todo mundo, pronto a música se torna um hit !
Não querendo ser hipócrita, eu escuto pagode e já dancei muito funk por diversão. 

Mas já parou pra pensar o quanto banalizamos nossa sociedade ?! O quanto pedimos por educação, comida, dignidade, melhoria de vida, emprego e politicos honestos sem ao menos pensarmos.. - será que realmente merecemos ?


Pede-se escolas melhores, com professores melhores... mas na primeira oportunidade arranja-se um motivo para matar aula, dorme-se em plena sala de aula, o comparecimento de pais às reuniões de pais e mestres se torna cada vez mais escassa e quando o filho sente-se desmotivado a ir às aulas, a culpa é dele que é preguiçoso, e não do professor que talvez não sinta-se obrigado a mudar sua forma de ensino. Afinal, o papel do professor é ensinar e proporcionar debates, afinal se fosse para chegar na sala de aula e despejar conteúdo, bastava uma teleaula ! 



Enfim, poderia falar de outras falhas cometidas por meros cidadãos na área do emprego, saúde, comida e política... Mas a consciência é a melhor juíza.

Se não for pedir muito...

E como boa Legionária que eu sou, leia a célebre frase do mestre:


"Quando querem transformar
Dignidade em doença
Quando querem transformar
Inteligência em traição
Quando querem transformar
Estupidez em recompensa
Quando querem transformar
Esperança em maldição:
É o bem contra o mal
E você de que lado está?"
   RENATO RUSSO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário