segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Então é Natal !



Então é Natal...

  Não, não é!
 Olha, eu não queria quebrar o clima de ninguém, mas o fato é que o verdadeiro Natal já não existe a muito tempo.

  Veja só, hoje acordei e senti uma vontade enorme de gritar... não sei bem porque, mas esse clima de final de ano me deixa super animado. A você, não? Enfim... levantei-me para tomar o café do meio dia, como de costume a televisão foi minha companheira.
 - É Natal, venha comemorar comprando produtos com um precinho Natalino! 
 - O presente ideal está na ...
- Nesse Natal não deixe de presentear quem você ama!


  Ora, já não me basta a precocidade do Natal, ainda tenho que aturar essa preconização mal-feita?!


 'Como assim?' Você deve estar se perguntando. 

 
O Natal, propriamente dito, acontece no dia 25 de Dezembro. Mas as árvores de Natal já têm seus lugares nos lares no mês de Outubro... S
em contar as lojas com sua publicidade apelativa, trazendo o Natal de Agosto.

  Pobre Papai Noel... considero que até ele está preocupado com a renda. Eu tenho 2 filhos e já estou assustado com o preço dos brinquedos, imagine ele que tem todas as crianças do mundo para presentear.
  É querido Saint Nicholas, as coisas não estão nada fáceis...

  Até fiquei entusiasmado com o assunto do Pré-sal, o qual iria dar um UP na economia do país. E que no fim das contas é na minha "Pré-ssão" que está dando um UP.


  Não quero desmerecer o Natal, afinal é realmente a época onde os sentimentos mais valorosos do ser humano ficam a flor da pele. Mas sinto que estão confundindo isso com CONSUMISMO.

  Aquela velha idéia de carinho, dar e receber se tornou confusa. Na verdade, confuso é pouco.
- Me mato de trabalhar todos os dias, meu escritório fica a 10 minutos de casa, mas diante do trânsito, chego lá em 1 hora. Como se não bastasse, minha mulher ainda me liga dizendo:

 - Traz um Chester, para fazermos no dia da ceia.
  No mercado a fila é maior para pegar este bendito, do que para pagar o mesmo. Na hora de ver o preço. Santo Natal!!! Eu nunca vi esse bicho e ele me sai mais caro do que se cria-se uma galinha. Afinal, isso é ou não é uma galinha?


  É caro amigo, as coisas já foram mais simples. Eu poderia deixá-lo refletindo sobre as coisas que disse... Mas 'é Natal' e eu quero deixá-lo com uma visão mais humilde dessa época, porém não menos bonita.

  Olha, antigamente as coisas eram mais simples, mas não deixavam de ter seu mérito. 


  A casa de interior, onde a noite tudo se tornava breu, tinha seu brilho revelado, com os pisca-pisca pendurados na parede, fazendo curvas nos para-peito das janelas. Meu pai chegava cedo da pescaria, trazia pouco do que pescava, e já se preparava para  a ceia. Não se arrumava, na verdade, ele já saia como louco atrás do peru que criara durante o ano todo. O pobre do peru parece que pressentia, e dava um trabalho admirável para o meu velho pai pega-lo. No final das contas, não ganhavamos muitos presentes, as vezes meu pai trazia uma bola para que todos os 10 irmãos pudessem desfrutar. O peru então era preparado pelas mãos majestosas de minha mãe. E meia noite em ponto, fazíamos uma oração,  o cheiro do assado tomava conta, a vizinhança vinha para comemorar, uma música na vitrola e abraços de todos... era Natal...


- Feliz Natal !


  

9 comentários:

  1. Querida Lu, gostei muito desta crítica à cultura material da felicidade. É sempre bom lembrarmos do Natal enquanto cultura cristã e de que as coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias. Com certeza, os urbanos agitados pelo turbilhão capitalista desse pós-modernismo, jamais conhecerão a felicidade que se é desfrutada numa casa de família simples e rural.

    Feliz Natal!

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. natal é sinônimo de de lucro, e é isso que importa para essas pessoas que acham que se pode comprar um natal mais animado, o mais importante é a familia reunida não se importando se na seia sera um belo de um pernil ou um simples frango assado... e acho que isso ninguém lembra.
    bjs, feliz natal, hohoho.

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    DONA LU

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE : OS DESEO UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES 2010- Y FELIZ AÑO 2011 CON TODO MI CORAZON….


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  4. Olá parabéns pelo trabalho e pelo blog. Gostaria que visitasse meu blog que é este: informativofolhetimcultural.blogspot.com
    nos siga abraços
    Ass: Magno Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Ola.
    Acabo de criar um blog, e passei pelo o teu.


    Parabéns por fazer uma ótima critica ao Natal, sem que tocasse as partes "sentimentais" envolvendo esta data, adoro criticas.

    Estou seguindo-a , fiz 1 post apenas no meu ainda, se qusier dar uma passada lá.

    Abraço, e Feliz Ano Novo.

    http://pranaoseridiota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, o Natal tem sido desvirtuado a cada dia. Parabéns pelo blog. Vou acompanhar! Fica o convite para que também visite meu blog de crônicas: http://olhodeprosa.blogspot.com. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, o Natal tem sido desvirtuado a cada dia. Parabéns pelo blog. Vou acompanhar! Fica o convite para que também visite meu blog de crônicas: http://olhodeprosa.blogspot.com. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. O capitalismo e a midia consomem nossas mentes e almas, é uma coisa baldada.

    ResponderExcluir
  9. Tudo começa de uma maneira pura e simples, mas vai sendo distorcida ao longo do tempo. Natal, dias das mães, dos namorados etc.

    ResponderExcluir