quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ser Especial

 Não é a lei que vai proteger o portador de deficiência. É a consciência
Gonçalo Borges


Esse ano foi ao ar a 13ª edição do Teleton pelo SBT ! Um dia em que uma parcela da população esquece o egoísmo e passa a reparar no próximo.
Diante de cada caso apresentado aos telespectadores, uma ponta de "puxa, como eu sou medíocre" passa pela cabeça de muitos. Bom, o fato é que o público assiste o teleton por diversos motivos: -  Alguns tentam encontrar um motivo pra seguir em frente e sacudir a poeira, outros por compaixão, pena.. Muitos querem ajudar, sentem-se na obrigação pessoal de favorecer um plano tão bonito, e outra parcela como eu assistem para se entender e entender ao próximo. 
Enfim, no fundo a idéia central que deveria estar presente na cabeça de cada um é: Um deficiente não vive absolutamente e restritamente em uma clínica ! Seja deficiente físico ou mental, eles são pessoas com circulo social, com vida e anseios. Não se pode querer melhorar as clinicas de reabilitação e achar que se faz muito. O Brasil não possui condições para suportar as pessoas consideradas "normais" imagine aquelas que necessitam de um olhar mais próximo.

Perceba, não estou falando do governo apenas, estou falando da população em geral. As calçadas são repletas de relevo, ops - culpa do governo - não exatamente: já parou pra pensar em como deve ser dificil para um paraplégico se locomover por uma calçada repleta de ambulantes ? - ambulantes, pode ser você, seu vizinho - 
E o transporte público ?  Uma calamidade, poucos ônibus, péssimas condições, ops - novamente culpa do governo - nossa também: riscamos as cadeiras, sentamos nas dos deficientes, sujamos bancos e corredores.. 

Não há 1 culpado, todos somos pelas péssimas condições de nossas cidades. Pensamos na gente, não pensamos no próximo. Uma árvore, um carro na calçada, uma escada em um restaurante, não é nada para alguém como eu ou você. Mas as pessoas não são iguais, as necessidades não são iguais.

Não peço que trate um deficiente de forma diferente, que haja como um boneco de porcelana e afins. Trate como um ser humano que precisa de opções além daquelas que somos acostumados a lidar. É preciso enxergar além do próprio umbigo ! Não precisamos tratá-los diferente, mas aplicar na sociedade recursos especiais.






..."Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem"......
"O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido"... 
(Rubem Alves) 




Diferente todo mundo é!





E no final das contas, Parabéns a todos os lutadores dessa batalha diária que é a vida !
Sejam eles, cegos, brancos, negros, paraplégicos, crianças ...





4 comentários:

  1. Muito lindo flor...
    Mil Beijos e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  2. Luuh! Parabéns pelo blog linda, li e gostei muito dos posts, continue sempre assim, beijos! (L)

    ResponderExcluir
  3. Legal esse post,sobre diferenças. =D
    Vou te seguir pra acompanhar mais vezes.
    Beijos,
    Gabriel

    http://poonche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Grande lu! Na verdade, só crescemos humanamente com os diferentes. De mais a mais quem não é diferente, haja visto que ninguém possui digitais similares a de ninguém? E não é esta a Graça e a façanha divina: sermos diferentes? Ora, cada um de nós é um universo singular, complexo e de beleza e luz próprias.

    ResponderExcluir